SEJA BEM VINDO


Trabalhamos pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da humanidade, pelo fiel cumprimento do dever e a constante busca da verdade, cultivando entre todos o conhecimento de que cada um é filho do Deus Criador e que as limitações geográficas devem servir apenas para facilitar a busca da felicidade pela correta aplicação da justiça. Nossos fins supremos são: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Temos por finalidade levar a filosofia, a educação e cultura maçônica a todos os homens, fazendo renascer em cada um os reais e sublimes valores, incentivando seus membros ao verdadeiro princípio da virtude, constituindo-se assim, como uma instituição essencialmente filosófica e solidária entre seus membros.

Para entendermos melhor a fundação da Loja Liberdade e Trabalho, é necessário voltarmos um pouco antes, na Loja Piracicaba, nossa Loja Mãe.

Já no centenário da Loja Piracicaba, havia um movimento de fundação de novas Lojas, e chegou-se a fundar a Loja Centenária, que infelizmente não teve sucesso. Mas o espírito continuou entre muitos irmãos.

Na administração do V.´. M.´. Ir. José Merzel, um dos seus planos, era conhecer quais os objetivos dos irmãos da Loja Piracicaba, e para isso fez inúmeras reuniões concluindo em primeiro lugar que o crescimento da maçonaria deveria ser preconizado, e para isso seria necessário a criação de novas Lojas.

Numa sessão especialmente convocada, num domingo, depois de muita discussão, foi feito um documento com a aprovação de todos, que a Loja Piracicaba, iria apoiar incondicionalmente a fundação de mais Lojas, até o número máximo de quatro Lojas, preenchendo assim, os dias da semana, onde cada nova Loja utilizaria as dependências da Loja Piracicaba, em um dia da semana. Ás sextas feiras eram reservadas aos graus filosóficos – perfeição e Capítulo - que continuariam se se reunindo neste mesmo templo, e para facilitar ainda mais para as novas Lojas, somente as despesas de manutenção seriam rateadas pelo número de irmãos.

Um grupo de irmãos que já vinham se reunindo anteriormente, fundaram em 5 de Novembro de 1982 Loja Prudente de Moraes.

No jantar de Aniversário da Loja Piracicaba, dia 26.11.1983, esses assuntos continuavam em pauta, e foi nesse clima, que surgiu a idéia de fundar uma terceira Loja em Piracicaba, e com o objetivo inicial: CRESCER SIM, DIVIDIR, NUNCA.

Respectiva atitude visava eliminar qualquer possibilidade de divisão, quer patrimonial, quer na visão filosófica, mantendo prioritariamente a união da Maçonaria em Piracicaba. A conversa ficou com esse sentido e desse grupo de irmãos que jantava eu uma mesma mesa, formaram o número de nove que a fundariam, chegando-se até a primeira sugestão do nome dessa nova Loja: Loja Barão de Rezende.

No dia seguinte, contatados por telefone, alguns irmãos desistiram da idéia. Outros nomes foram convidados e chegando ao mesmo número de nove Irmãos.

Eram férias maçônicas, e foram feitas várias reuniões no Escritório do Ir. ´. Gélcio A. Dinis, no 5º. Andar do Edifício Kennedy, na Praça José Bonifácio, os irmãos fundadores providenciaram toda parte burocrática, nome, objetivos a ser atingidos, primeira administração, e finalmente em 01.02.1984, foi realizada a primeira Reunião Oficial, onde os irmãos assinaram o compromisso de constituição da Aug.´. e Resp.´. Loja Simbólica Liberdade e Trabalho, ficando assim composta à primeira Administração:

  • Venerável Mestre: JOSÉ MARIA PASSARELLI
  • 1º Vigilante: ANTONIO BRAGA
  • 2º Vigilante: BENEDITO JORGE
  • Orador: ELIAS SALUM
  • Secretário: PAULO ROBERTO CANTARELLI
  • Tesoureiro: SÉRGIO VITAL PAES DA SILVA
  • Chanceler: GÉLCIO APARECIDO DINIZ
  • Mestre de Cerimônia: JOSÉ ALBERTO CANTARELLI
  • Cobridor: DIRCEU FRANÇOSO

Abaixo segue matéria, do Ir.´. Leandro Guerrini, publicada no Jornal de Piracicaba, divulgando sobre a fundação da Loja Liberdade:

"Trata-se de um novo núcleo maçônico, no cenário associativo de Piracicaba, a A.´.R.´.L.´.S.´.Liberdade e Trabalho, não na constância da oposição que divide e enfraquece, mas no desejo salutar da cooperação fraterna, aproveitando o ambiente favorável da cidade, totalmente propício".

Dentre muitas coisas importantes na fundação, queremos lembrar do lema que adotamos, e nos foi presenteado pelo Ir.´. Elias Salum, que até hoje é muito conhecido por todos: "Começar Bem, para continuar Bem, e terminar Bem", todos os empreendimentos.

A Loja Liberdade e Trabalho, funcionou desde a sua fundação até 14.12.2001, nas dependências da Loja Piracicaba, saindo daquele local por solicitação da Loja mãe.

Ficamos sem teto, mas com objetivo de compra de um imóvel para a sede própria, e apenas oito dias após, compramos um imóvel, com o objetivo de começar a nos reunir já no retorno das férias maçônicas, num templo provisório, e posteriormente construir o Templo definitivo com mais calma, no quintal do referido imóvel, aproximadamente de 10mx15m. Cada irmão se propôs a comprar uma cadeira, para não gastar o pouco que restava das reservas da Loja, e os demais móveis e objetos necessários, bem como a limpeza, pintura, pequenas adaptações, porta de entrada, escada, altar com degraus, foram feitos sem nenhum custo para a loja, e iniciar imediatamente a construção do Templo definitivo.

Felizmente ou infelizmente, quando estava em condições para retornar aos trabalhos, quase todos os irmãos, com exceção de um, mudaram da idéia original, dizendo que o templo deveria ficar definitivamente naquele local, e foi feito a vontade dos irmãos, só que foi solicitado, um ano para que se fizesse uma reforma para transformar o imóvel, em Templo definitivo.

Um ano de trabalho, iniciando todos os dias às 06h30min com reunião com o V.´.M.´. Ir.´. Renato Monteiro. Em 04 de dezembro de 2002, fizemos a primeira reunião, portanto menos de um ano após iniciadas as obras de restauração e adaptação do imóvel, o Templo estava pronto, e juntamente com ele todo imóvel, a secretaria, a sala dos passos perdidos, a biblioteca e sala de cursos, a cozinha, banheiros, e o anexo para o ágape, estavam reformados, sem nenhum custo adicional para os irmãos, e sem nenhuma dívida, tudo pago. Posteriormente, foi construido um anexo na área externa. Tendo a sido reformado a cozinha, instalado piso cerâmico, e feitas outras reformas necessárias, chegando à situação atual, com um terreno de 920 m2, e uma área construída de aproximadamente 700 m².

Em sessão magna no dia 15 de Fevereiro de 2002 foi feito a sagração do Templo, presidido pelo saudoso, Ex-Grão Mestre do GOSP, Eminente Ir.´. Rubens Barbosa de Mattos, que mesmo estando doente, não se recusou a vir a regularizar a nossa querida Loja Liberdade e Trabalho, e contou com inúmeras autoridades maçônicas, o Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, o Sereníssimo Ir. Manir Haddad, o Grão Mestre adjunto do Grande Oriente de São Paulo, Eminente Ir.´. Benedito Marques Ballouk Filho, o Presidente da Poderosa Assembléia Legislativa, Poderoso Ir.´.Humberto C. Oliveira, e outras tantas autoridades e irmãos importantes que vieram abrilhantar e valorizar o evento.

Em sessão Magna Pública do dia 19 de fevereiro de 2002, foi feito a entrega oficial à Loja Liberdade e Trabalho, do certificado de tombamento do imóvel, pelo CODEPAC, com a presença de diversas autoridades maçônicas e civis, inclusive o Prefeito Municipal de Piracicaba, Sr. José Machado. Este imóvel foi construído em 1899, com o objetivo de abrigar uma escola, - Escola Estadual do 1º. Grau Francisca Elisa da Silva – o imóvel continuará servindo ao seu objetivo social, filantrópico e educativo. O tombamento foi publicado através de decreto, sob o nº 10.157, assinado pelo mesmo Prefeito Sr. José Machado, em 27 de dezembro de 2002.

Em 31 de Janeiro de 2014, o Grande Oriente do Brasil, através do Soberano Grão Mestre, Ir.´. Marcos José da Silva, publicou o Ato nº 18612, que concede o Título de Benfeitora da Ordem à Augusta e Respeitável Loja Simbolica Liberdade e Trabalho.

O ato foi lido durante a Sessão Magna Comemorativa aos 30 anos de atividade da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Liberdade e Trabalho, realizada em 1º de fevereiro de 2014.

Fundadores


  • Venerável Mestre: JOSÉ MARIA PASSARELLI
  • 1º Vigilante: ANTONIO BRAGA
  • 2º Vigilante: BENEDITO JORGE
  • Orador: ELIAS SALUM
  • Secretário: PAULO ROBERTO CANTARELLI
  • Tesoureiro: SÉRGIO VITAL PAES DA SILVA
  • Chanceler: GÉLCIO APARECIDO DINIZ
  • Mestre de Cerimônia: JOSÉ ALBERTO CANTARELLI
  • Cobridor: DIRCEU FRANÇOSO

Localização


Endereço: R. Quinze de Novembro, 124 - Centro, Piracicaba - SP, 13400-370

Entre em contato conosco


Nos envie uma mensagem através do formulário abaixo e responderemos assim que possível.

Success! Your message has been sent to us.
Error! There was an error sending your message.